A importância de moer seu Café Especial na hora

A importancia de moer seu cafe especial na hora
A importância de moer seu Café Especial na hora

Já abordamos anteriormente as Variedades de Café e Como escolher seu Café Especial, mas uma das dicas mais importantes para garantir uma bebida fresca e de qualidade é: Moa seu café na hora.

Apesar de já termos nos acostumado e de ser muito mais prático preparar o café que já vem moído, a realidade é que a qualidade do café decai rapidamente após a moagem. Isto se deve à oxidação do café moído, que ocorre pelo contato com o ar, mesmo com a embalagem fechada e principalmente após aberta. Já os grãos inteiros, preservam-se frescos por um período muito maior, isto se armazenados corretamente. Ao moer os grãos imediatamente antes do preparo do café você terá a possibilidade de extrair todo o potencial de aroma e sabor que o grão tem a oferecer.

E com isso vem a questão: Qual moedor de café devo escolher?.

Com tantas opções no mercado é fácil ficar confuso, mas vamos tentar simplificar ao máximo para lhe ajudar a fazer a escolha correta dentro da sua necessidade.

O importante na escolha do seu moedor de café é definir o tipo de preparo para o qual ele será utilizado e o quanto você pretende investir.

Moedores de Café para filtro

Os moedores de lâminas giratórias são os mais acessíveis e facilmente encontrados no mercado. Os modelos mais comuns são os elétricos, onde você mantém a as lâminas acionadas até alcançar a moagem desejada. A desvantagem destes moedores é que se torna muito difícil alcançar uma moagem uniforme, com partículas de mesmo tamanho, o que pode influenciar no sabor e aroma do café preparado.

Se o seu orçamento for um pouco maior, uma boa opção é investir em moedores de disco com lâminas chatas ou cônicas onde você alcançará uma moagem mais uniforme. Alguns modelos já vêm com níveis de moagem pré-definidos, enquanto em outros modelos o regulador é livre e lhe ajuda a alcançar o resultado desejado com maior precisão. Os modelos mais acessíveis são os manuais, uma boa opção para preparar aquela bela xícara de café em casa e ainda garantir o preparo no estilo “vintage”. Mas caso necessite moer um volume maior de café existem as opções elétricas, que incluem os moedores de bancada, muito mais robustos e que conseguem moer grandes quantidades de café sem esforço.

Moedores de Café para expresso

Aqui já entramos em outro patamar no assunto moedores. Especialmente projetados para garantir uma moagem muito fina, os moedores para café expresso possuem regulagens bem precisas, são mais robustos, com motores potentes e normalmente dispõe de uma cúpula para armazenar os grãos e um reservatório/dosador onde é acondicionado o café moído para dosagem final. Tudo isso garante uma moagem perfeita para a máquina café expresso mas também aumenta consideravelmente o custo deste equipamento que é  imprescindível para o preparo de um bom expresso.

Em resumo, há opções para todos os bolsos. Se você está iniciando no assunto e ainda têm dúvidas dos ganhos em sabor e aroma que o café moído na hora pode lhe proporcionar, inicie com um moedor básico de lâminas giratórias. Eles são muito práticos tanto para a moagem quanto para a limpeza e o preço gira em torno de R$80,00 a R$150,00. Este, sem dúvida, é o melhor investimento para você apreciar todo o potencial de um grão de Café Especial.

Outra dica muito importante: Tenha sempre grãos de torra fresca. Armazene-os em embalagem hermética em local seco, escuro e longe de odores fortes. Isso vai garantir que os grãos mantenham seu potencial por muito mais tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *