Café Arábica x Café Robusta. Você sabe qual a diferença?

Café Arábica x Café Robusta
Café Arábica x Café Robusta

Dentre as mais de cem espécies de café existentes no mundo, a Arábica e a Robusta são as mais  comercializadas, e para ajudar você a ficar expert no assunto, trouxemos as principais diferenças entre elas. Afinal, conhecer as diferenças e particularidades entre os cafés especiais permite que você avalie e defina sua preferência, proporcionando experiências degustativas mais afinadas para o seu paladar.

O Café Arábica (Coffea Arabica) é o líder de mercado, correspondendo a mais de 60% da produção de café mundial. Isso se deve a sua complexidade de aromas e ao seu sabor mais adocicado, possuindo 50% menos cafeína do que o seu concorrente Robusta. Os cafés denominados especias (cafés gourmet) são obrigatoriamente produzidos a partir de grãos Arábica, sendo que dentre as diversas variedades existentes na espécie, as Fazendas Pagliaroni cultivam as seguintes: Bourbon Amarelo, Bourbon Vermelho, Catuaí Amarelo, Catuaí Vermelho, Obatã e Mundo Novo.

Já o café da espécie Robusta (Coffea Canephora), popular pela variedade Conilon, tende a ser um mais amargo e marcante. É uma espécie mais resistente a pragas e doenças, e diferente do Arábica, não precisa necessariamente ser cultivado em regiões de alta altitude. Estas variantes fazem com que o Robusta tenha um custo de produção mais baixo, consequentemente fazendo com que a saca do café tenha um preço mais acessível. Esta espécie é bastante utilizada na produção do café solúvel, o que explica em partes o seu sabor mais amargo.

Os cafés tradicionais mais consumidos no Brasil, em sua grande maioria, são uma mistura (blend) destas duas espécies, o que por muitas vezes acaba resultando em um café de qualidade razoável a um custo mais baixo quando comparado com os Cafés Especiais 100% Arábica.

Mas como saber se um café é Arábica ou Robusta?
Bom, se você já teve a oportunidade de experimentar estas duas espécies, sabe que  a diferença é evidente. Agora, se está iniciando no mundo dos Cafés Especiais é importante conhecer ambas espécies. Agora, se estiver procurando um Café Especial 100% Arábica, você está no lugar certo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *