Como escolher seu Café Especial

Como escolher seu Café especial
Como escolher seu café especial

Se você está entrando agora no mundo dos Cafés Especiais, deve ter notado que são muitas as nomenclaturas, identificações e características apresentadas nas embalagens dos cafés, não é mesmo? Muitas vezes não são esclarecedoras e podem parecer até contraditórias. Portanto, fique com a gente que vamos esclarecer alguns pontos fundamentais para você escolher seu Café Especial com propriedade.

Já abordamos nos posts anteriores o conceito de Café Especial e mostramos qual a diferença entre ele e o café tradicional. Se você ainda não conferiu, corre lá que estas informações serão muito importantes na escolha do seu café ideal.

A escolha dos grãos

Escolher apenas entre grãos Arábica e Robusta não quer dizer necessariamente que você está fazendo uma boa escolha. Embora os grãos Arábica normalmente sejam de qualidade superior aos grãos Robusta, existem Robustas de excelente qualidade assim como existem Arábicas de qualidade inferior. Portanto, além da espécie é muito importante você analisar diversos outros detalhes como região de origem, variedade, método de beneficiamento e torra.

Blend ou Origem Única

Uma característica muito comum que vemos nas embalagens de café, tanto nos Cafés Especiais como nos cafés tradicionais, são as denominações “Blend” e “Origem Única” (ou “Single Origin”). Este é um fator importante que determina a origem do produto. Um Blend é uma mistura de grãos de tipos diferentes de café, o que acaba criando um perfil de sabor específico, enquanto um café de Origem Única é proveniente de um só país, fazenda ou até lavoura.

Blends

Uma das razões pelas quais os blends fazem sucesso é que eles podem criar perfis de sabor que permanecem estáveis durante o ano inteiro. No setor comercial para produção em massa dos cafés tradicionais, os ingredientes e as proporções dos blends são segredos, e os rótulos não oferecem indicação de quais grãos eles contêm ou de onde vêm.

Já por outro lado, os torrefadores de Cafés Especiais rotulam de forma clara e destacam cada componente do Blend na embalagem. A técnica do Blend neste caso é utilizada para se alcançar sabores variados, buscando o equilíbrio perfeito entre os tipos de grãos utilizados. Por este motivo nos rótulos dos Blends de Cafés Especiais você normalmente encontrará descrições completas explicando os atributos individuais de cada grão e como os sabores se complementam e se equilibram.

Origem Única

Normalmente o termo “Origem Única” descreve o café produzido em um único país. Mas cuidado! Este é um critério muito amplo pois pode significar uma mistura de regiões e fazendas no interior desse país. Da mesma maneira, essa informação pouco revela sobre o sabor, pois os cafés de uma só região podem ter características muito diferentes uns dos outros. Por isso esta informação por si só não é sinônimo de qualidade.

Quando o setor de Cafés Especiais usa o termo “Origem Única”, em geral refere-se a um aspecto mais específico como grãos de uma única fazenda ou região, já renomadas por características que favorecem determinadas espécies e tipos de produção. A indicação “Origem Única” aliada a uma região específica de origem e demais fatores como variedade dos grãos e método de produção irão indicar a qualidade da bebida final.

Mas e então, como escolher meu Café Especial?

Existem cafés especiais maravilhosos mundo a fora. Não se prenda a rótulos ou se deixe enganar por selos. O nosso paladar é único e o importante é você encontrar o café que mais lhe agrade.

Assim como nos vinhos, é impossível determinar a qualidade apenas analisando um fator. Determinados cafés (ou uvas se continuarmos a comparação com os vinhos) se beneficiam e tem sabores totalmente diferentes dependendo do cultivo, clima, altitude e método de produção, e tudo isso influenciará no sabor da bebida final.

Sendo assim, a melhor maneira de encontrar o seu café ideal é provando. Experimente o maior número de variedades, cultivos, métodos de produção e blends possível. Anote em um caderninho, dê notas e procure conhecer mais sobre a bebida que está tomando. Quando os grãos de café – sejam de origem única ou blends – são bem cultivados e bem processados, armazenados com cuidado e torrados de forma que favoreçam seus sabores intrínsecos, o resultado é uma combinação perfeita das nuances que um café pode oferecer.

1 comentário em “Como escolher seu Café Especial”

  1. Pingback: A importância de moer seu Café Especial na hora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *